top of page
Country Music Artist

Conheça-nos

Meu nome é Thiarles Mariangelus, um heterônimo artístico, e criei este espaço para compartilhar minha experiência musical, tanto na apreciação da boa música, quanto no processo criativo da composição e arranjo. Junte-se a mim neste projeto, inscreva-se para receber notificações e novas postagens que ajudarão a você que quer seguir a carreira da Arte Sonora. Como Fazer Música é um espaço online que ajudará você a se tornar um compositor inesgotável. Você encontrará aqui desde crítica musical, avaliação de músicas de todos os tempos, até lições de composição de arranjo musical, amador e profissional.

Foto do escritorThiarles Mariangelus

Para compor música, deves criar o teu órgão musical



Em outras passagens, ó musófilo, amigo das musas, dizia da importância de desenvolver o órgão musical, que é a predisposição, melhor, inclinação de sua inteligência interna para a formulação de músicas. A arte musical demanda prática e continuidade, por isso, no meu primeiro manual sobre o tema, já dizia, desenvolva teu órgão musical, desenvolvendo-o, terás a capacidade da composição orgânica. Os grandes compositores a tinham, e porque eram grandes, a tinham, e a tinham porque eram grandes, quer dizer, buscaram não apenas o gênio, mas aperfeiçoaram-no ao longo de anos. A maioria das pessoas são medíocres, e não estão dispostas a abrirem mão de seu conforto, igualmente medíocre, me refiro àquelas que se contentam em ter juntado por algumas vezes sons e notas, melodia e ritmo de modo um tanto feliz, mas o talento morreu de esgotamento, tão logo fora usado para produzir aquelas musiquinhas. Aquilo não foi composição, foi um aborto.


Um livro de saber é menosprezado até que um gênio encontre seu valor, também na arte musical se dá o mesmo, só percebe a genialidade de um modulador, por justiça de outro. Assim parece ser a lei que Deus impusera aos homens, que cada um busque aqueles que dominando a mesma arte que tu, saberás reconhecer teu valor. Mas cuidado com os invejosos e pueris, que são a maioria, estes não quererão sequer aproximar-te deles, e terão teu trabalho por mera comparação, mas não o reconhecerão. O gênio modulador reconhece outro modulador. A maioria se contenta apenas de apreciar do que ouve, sem se ater de como ocorrera aquela arte.


Para criar teu órgão musical, deves ouvir música, e decompô-la, rejuntá-la, separar seus instrumentos, seus elementos de melodia, a textura, os tons, as notas, a duração, meditar sobre os efeitos daquela música na sua própria alma. Deves buscar em primeiro lugar as músicas que amas, e deves escolher a dedo quais farão parte do seu repertório. Escolhe tu as melhores músicas que achas, e faça o exercício de compor e decompor, memoriza-as do início ao fim, ama-as, mas usa-te delas para a um longo tempo imitar, a um longo tempo ultrapassar. Deves ter o ideal de beleza primeiro, sem o qual, será estrela errante a andar por caminhos do espaço que não rumam a estrela alguma, mas o nada ou o infinito cósmico. A música é um sequestro de possibilidade, ela mesma é uma viagem, transformada em parada, e enquanto música, ela mesma é um caminho a ser percorrido, e enquanto parada, possui início, meio e fim, ainda que seu fim seja a plenitude do infinito.


Se queres saber mais da Arte da Composição Sonora, como desenvolver melhor suas habilidades para a composição musical, adquira o livro que compus sobre a Composição orgânica, não precisa ter conhecimentos prévios de teoria musical: https://clubedeautores.com.br/livro/os-sete-passos-para-a-composicao-organica

Comments


bottom of page