Por que compor músicas?
Compor música é antes de tudo uma necessidade da inteligência, nós humanos somos seres musicais, olhamos a natureza e vemos nela padrões louváveis de beleza, de alegria e harmonia. Quem poderá negar? Fazer uma caminhada ao ar livre, sentir a brisa suave da manhã refrescar o rosto quente, tomar um café e sentir o cheiro das flores de um jardim bem cuidado; eis aí alguns prazeres que nos acariciam os cinco sentidos! A composição musical vem de dentro do músico com a necessidade de organizar seu ritmo de vida. Um homem acelerado é um homem de música agitada, é um homem que está num ritmo, seja porque quer ou não saiba disto, embora possa sentir ser assim, é um homem que vai se gastando como um motor.
A música é como motor de um carro, um trator destruindo tudo, ela não é só harmonia, ela também desencaixa as nossas peças. Se vivermos num ambiente barulhento, perceberemos com o passar do tempo que nosso eu criará um silêncio de dentro de nós para compensar o barulho exterior. Este silêncio é uma tênue canção pedindo para ser anotada. Perante uma música, há muitos sons acontecendo, no entanto ela se sobressai, por quê? Porque ela harmoniza os sentidos e a inteligência, ela chama a nossa atenção. Compor música vem do mesmo interesse, queremos chamar a atenção de nós mesmos para algo, perante vários ruídos ao redor de nós que são sempre mais numerosos.
O artista compositor se diferencia dos outros por sentir essa necessidade latente de compor e recompor, viver e reviver suas experiêncais interiores, tais como um pintor sempre a pintar, tais como um escritor sempre a escrever, tais como um ator sempre a fazer novos papeis. O compositor quer viver novas vidas, por isso ele compõe, para multiplicar a si mesmo, e poder resgatar a si mesmo sempre que achar necessário.
Você já pensou que você pode ser compositor? Já pensou que pode salvar a si mesmo do ruído, se encontrar numa música sua, tal como o cavaleiro errrante encontra sua vila, subindo uma montanha bem alta, na serra íngreme? Você pode percorrer este caminho, para o seu próprio bem, para o bem de todos ao seu redor.
Comments