top of page
Country Music Artist

Conheça-nos

Meu nome é Thiarles Mariangelus, um heterônimo artístico, e criei este espaço para compartilhar minha experiência musical, tanto na apreciação da boa música, quanto no processo criativo da composição e arranjo. Junte-se a mim neste projeto, inscreva-se para receber notificações e novas postagens que ajudarão a você que quer seguir a carreira da Arte Sonora. Como Fazer Música é um espaço online que ajudará você a se tornar um compositor inesgotável. Você encontrará aqui desde crítica musical, avaliação de músicas de todos os tempos, até lições de composição de arranjo musical, amador e profissional.

Foto do escritorThiarles Mariangelus

5 dicas de como fazer música a partir da imitação?

Como fazer música a partir da imitação?



Para fazer música de qualquer gênero e tipo, será necessário aprender a compor por imitação. Como fazer a imitação? Quais são os processos que a tornam eficaz?


A música, como as demais artes, é arte da imitação, isto não quer dizer que não haja espaço para a criatividade, ao contrário, ela se dará conforme se absorva uma tradição. Você precisará absorver uma tradição musical para superá-la depois.


Como se dará a arte da imitação, será por meio do plágio? Por meio de alteração da melodia alheia?


A imitação pura e simples pode ser útil no começo para internalizar as formas dentro da mente, quer dizer, ajudar a fazer a sua inteligência captar as formas, e com o tempo, manipular estas formas para criar as próprias, é como jogo de lego em que você monta e desmonta os elementos, formando vários artifícios musicais.


Você receberá dicas de como fazer a composição pela imitação.


Dica n.º 1 - Decomponha as músicas

Se a intenção nossa é compor, então devemos decompor, e decompor é você mapear a música que você ama, listando os instrumentos que há nela, os acordes que ela executa, do início ao fim, ver onde entra um instrumento, o efeito que ele causa, onde ele sai, que contraste ele cria com os demais.


Se pegarmos por exemplo a Bachiana Número 3 de Villa-Lobos, veremos que há nela um contraste forte do efeito do piano com outros instrumentos, sobretudo as cordas e com os sopros, fazendo com que haja um efeito de celeridade e transição de movimentos.


Imagine que cada instrumento e cada acorde ou movimento que ele faça constitui um elemento de composição. A forma como o compositor esolheu fazer, se em arquejo, sofonado, em zigue-zague, subindo e descendo, notas esparsadas e contínuas, tudo, se há contraste de graves e agudos, metálicos ou de textura rígida, tudo isto deve ser observado. Quais efeitos fazem estes sons nos ouvidos? Não se pode ouvir de forma passiva.


Dica n.º 2 - Escolha uma música que ame muito


Escolha uma música que ame muito e faça esta decomposição, e depois restitua-a na mente, até que ela esteja memorizada em sua mente, é importante que faça isto mentalmente, e por vezes no papel, mas na mente isto irá fortalecer a sua inteligência musical.


Dica n.º 3 - Quem você quer imitar?


A imitação é você compreender como um autor chegou a uma conclusão ou mesmo a uma solução musical, não veja uma música como fruto a esmo da criatividade, e sim como fruto de um enredo que se desenvolveu dentro da mente do compositor. Toda música possui uma história, e por trás dela, há uma forma que se transcorreu no tempo. a música é arte do tempo, o que quer dizer que ela leva tempo para maturar, e é precisamente no tempo que a vemos e a contemplamos, ninguém vê a música andando por aí. Se a música é arte do tempo, então você precisará escolher bem o tempo, os cantores que souberam dominar bem este tempo para produzir os efeitos sonoros.


Dica n.º 4 - Misture um pouco


Mistute músicas de diferentes estilos, de diferentes épocas, resgate formas já arcaicas, tal como um escritor que pega palavras antigas e as revive, cria no enredo uma forte impressão diferente que chamará a atenção dos apreciadores.


Dica n.º 5 - Ponha uma letra que fale a todo homem


É necessário que você domine a arte da boa letra, escolha palavras, faça uma boa poesia, ponha em evidência a arte das palavras na música, porque sendo o instrumento como que o corpo, a melodia é a alma, o ritmo o que dá forma, e uma boa letra diviniza ou condena a música para todo o sempre.


Estas dicas ajudarão a você a se tornar num bom compositor

Cumprindo estas cinco dicas você estará apto para ser um compositor, por meio da arte da boa imitação. É importante que escolha bem as músicas e as decomponha, verá que há muitos elementos na música que você ignora e que possuem efeitos tal como palavras numa poesia, e que a arte musical não é algo feito a esmo, muito menos puramente intuitivo.


Se você acha que esse artigo foi bom, não perca de ler o livro que ajudará você a compreender mais profundamente os meandros da arte da boa composição musical, mesmo sem conhecimentos técnicos apurados, porque será necessário fazer exercícios mais intelectuais, como a arte da decomposição: https://clubedeautores.com.br/livro/os-sete-passos-para-a-composicao-organica

Comments


bottom of page